domingo, 15 de março de 2009

Ambiguidade


"Termo que traduz a ocorrência de mais do que um sentido em palavras, frases, proposições ou textos. Relaciona-se com as noções de ambivalência. Distingue-se das noções de indeterminação e de indefinição, pois cada um dos sentidos da ambiguidade pode ser bastante preciso."

"Na lógica aristotélica, designa uma falácia baseada no dúbio sentido - proposital ou não - da estrutura gramatical da sentença de modo a distorcer o raciocínio lógico ou a torná-lo obscuro."

Vale ressaltar, nesses enunciados, pontos como: (1) ambivalência, (2) distorção, (3) obscuridade.

Ambiguidade proposital causando dificuldade de compreensão e distorção do lógico.

Já no caso de imagens, ambiguidades visuais são imagens nas quais vemos coisas diferentes, conforme o enfoque. Com tais imagens, procure sempre algo a mais do que o primeiro olhar nota.

Uma velha ou uma moça? Tentativas de compreender e achar lógica em situações ambíguas pode ser em vão uma vez que você vê o que seus olhos querem ver. A confusão atinge maior amplitude quando você consegue compreender o "algo mais", o que cria, então, uma incerteza do que vê e o que já havia visto já que não sabe mais ao certo o que seus olhos vêem.

O forte pode ser fraco;

O ignorante pode ser culto;

O calmo pode ser agressivo;

O preto pode ser branco; ou tudo pode ser absolutamente nada colocado apenas para confundir e ocultar o que realmente é por trás de toda essa ambiguidade.

Viver sob a incerteza de conhecer. Ver e ter a certeza que não consegue decifrar o que vê. Toda a poesia e ironia vivencial que define maravilhosamente a realidade incerta.

Conhecer e não saber quem é. Conhecer e não conseguir saber quem é.

Ambiguidade: admirável qualidade!

Um comentário:

  1. eu sempre falei no sentido de sentimentos, gostos etc apostos morando em um mesmo lugar. O que é uma qualidade excelente no meu ponto, minusculo, de vista.

    ResponderExcluir